- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

CDS propõe reforço de centro de testes de Covid-19 com veterinários e dentistas

O deputado do CDS, João de Almeida Pinto, propôs o reforço dos centros de testes com médicos veterinários e dentistas, por forma a assegurar a devida realização dos testes.

João de Almeida Pinto referiu, citado pelo Diário da Feira, que foi dado conhecimento “da disponibilidade de um elevado número de médicos dentistas e até veterinários, profissionais aptos a realizar estes testes junto da população”, mas que não houve “qualquer resposta por parte das autoridades de Saúde”.

O CDS-PP tem expressado preocupação perante o atraso na realização de testes em todo o País, particularmente no distrito de Aveiro, no qual a cidade de Ovar apresenta um elevado número de casos. Recentemente, o deputado do CDS João de Almeida Pinto questionou a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre se o centro de testes Covid-19 do Europarque da Feira “está a funcionar com apenas 20% da sua capacidade” e, caso tal se confirme, a que se deve a “carência de testes e à sua racionalização no País”.

O deputado solicitou também que fosse confirmado o número de médicos em quarentena destacados para o centro de testes e questionou, ainda, porque não foram substituídos por outros profissionais.

Segundo o deputado, o centro de testes, em funcionamento desde dia 21 de março, tem uma capacidade anunciada para a realização de 400 testes por dia, no entanto, tem estado limitado a apenas 80.