- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Câmara de Oeiras promove adoções no Dia Mundial do Gato

Na data em que se celebra o Dia Mundial do Gato (8 de agosto), a Câmara Municipal de Oeiras vai promover uma campanha de adoção de felinos, no Centro de Apoio ao Animal, no Jardim Municipal de Oeiras, das 8 h às 20 h.

Em comunicado, o município explica [1] que este programa conta com o envolvimento de voluntários e de cuidadores de colónias de rua, que permitiu conhecer e ter georreferenciadas todas as colónias existentes.

Recorde-se que, através do Centro de Apoio Animal, localizado no Jardim Municipal de Oeiras, o “município disponibiliza gratuitamente cuidados veterinários para os gatos provenientes das colónias do concelho e realiza a sua esterilização e desparasitação, encaminhando todos os animais com características que o permitam para adoção”. Anualmente, através deste projeto, a Câmara Municipal de Oeiras esteriliza cerca de 1600 gatos, “o que tem permitido a redução natural dos animais de rua, e são adotados cerca de 650”.

No que toca aos cães, o município realiza campanhas regulares de sensibilização para as boas práticas, fiscalização para evitar o abandono e maus tratos e possui um programa de adoções, tendo recentemente estabelecido um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários para a atribuição do cheque veterinário para cuidados médicos veterinários básicos e esterilização.