Quantcast
 

Cães também sentem inveja

Cães também sentem inveja

Um estudo realizado na Universidade de Viena sugere que os cães podem sentir inveja e ressentimento.

Até à data, estudos similares, já haviam mostrado que os macacos são capazes de mostrar desagrado quando um parceiro recebe uma recompensa maior pelo desempenho da mesma tarefa. Em casos extremos, houve mesmo primatas que reagiram sob a forma de “greve”, recusando-se a colaborar com os cientistas ou deitando até a recompensa fora.
 
Para o estudo, foram realizadas experiências em duplas de cães domésticos, acompanhados dos donos. Enquanto os cães participantes se sentavam lado a lado, com os donos atrás, cada animal recebeu a ordem de pôr a pata na mão do cientista e, ao obedecer, ganhou um pedaço de salsicha ou de pão.

A experiência foi repetida sob diversas condições, e permitiu concluir que os cães reagem de modo diferente a uma distribuição injusta, que ocorre quando um deles é premiado por obedecer, mas o outro, não.

 

Friederike Range, um dos cientistas envolvidos no estudo, publicado pela Academia Americana das Ciências, referiu que o ressentimento foi medido com base no número de ordens necessário para levar o animal a obedecer, ou o número de vezes que o animal executaria a tarefa "de graça", antes de "entrar em greve". Aparentemente, os cães não se importaram com o tipo de recompensa recebida, ou se o parceiro executava a tarefa antes de ser recompensado.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?