Um artigo científico publicado este mês na The Royal Society revela que os cães não conseguem distinguir o verde do vermelho. O estudo analisou a perceção de três de cores pelos cães e descobriu que estes possuem deuteranopia, uma forma de daltonismo que, à semelhança do que acontece nos humanos, faz com que estes não consigam perceber a diferença entre o verde e o vermelho.
De acordo com a investigação científica, realizada por investigadores do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Bari, em Itália, os olhos dos cães possuem dois tipos de células – um sensível à cor amarelo e outra sensível à cor azul – o que faz com que consigam percecionar o amarelo, o azul e as suas combinações.
Para chegar a esta conclusão, os autores do estudo utilizaram testes Ishihara, que apresentam uma série de círculos coloridos com diferentes números dentro deles e que são muito utilizados para detetar casos de daltonismo em humanos. No caso dos cães, foram usadas imagens de gatos a correr dentro dos círculos.
Os autores do estudo defendem que esta é a primeira vez que um trabalho científico descreve “um método que pode ser utilizado para determinar a perceção de cor no reino animal”. Saiba mais aqui.