De acordo com os resultados, o vínculo entre cães e seres humanos podem estar relacionado com o comportamento do animal. Christy L. Hoffman estudou 60 famílias proprietárias de cães que responderam a questionários sobre o seu “apego” pelos cães, aos níveis de responsabilidade com os animais, alimentação e passeios, e às atitudes gerais face aos animais domésticos.
Além disso, as famílias tiveram ainda que caracterizar com pontos os seus animais quanto ao comportamento, como a excitabilidade, a capacidade de cumprir ordens, o medo, a agressão, os problemas de separação e o comportamento de procura de atenção.
De acordo com os resultados, as pessoas com sentimentos mais positivos em relação aos animais são, em geral, as pessoas que têm mais responsabilidade no cuidado dos mesmos. Hoffman descobriu ainda que, independentemente do sexo, idade ou raça, os donos tinham uma maior ligação com os animais quando os cães eram pontuados com mais classificação nas questões do cumprimento de ordens e nos problemas relacionados com a separação. Por outras palavras, se o animal for bem treinado e gostar de socializar com humanos, então o seu vínculo com o dono também é maior.
Para ler o estudo completo visite o site http://www.sciencedaily.com/releases/2014/06/140606120403.htm