- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Brasil tem nova clínica especializada em hemodiálise para animais

Existe no Brasil uma rede de clínicas dedicadas a urologia e nefrologia veterinária. A Renalvet [1] assume-se como a primeira clínica da América do Sul especializada em hemodiálise de cães, gatos e cavalos e pretende oferecer um tratamento avançado e diferenciado a animais com problemas renais.

De acordo com a publicação Campo Grande News, a rede de clínicas veterinárias especializada conta com uma equipa multidisciplinar e nasceu pelas mãos de Marcio Bernstein, que fundou a primeira clínica no Rio de Janeiro em 2001.

 

A empresária Greice de Assis Ferreira e o médico veterinário Marcelo Santana, à frente da clínica de Mato Grosso, explicam que “estamos aqui para servir. A nossa primeira intenção é dar uma oportunidade de tratamento e qualidade de vida aos animais renais. Poucas pessoas sabem da existência da hemodiálise e diálise peritoneal em animais. Até a chegada da Renalvet CG não havia nenhum centro veterinário voltado exclusivamente para tratamento renal em Mato Grosso do Sul. Agora, somos pioneiros em disponibilizar meios que podem ajudar a poupar a vida de muitos animais.”

A hemodiálise em cães e gatos é o tratamento escolhido em casos de animais que sofrem de insuficiência renal crónica, aguda ou outras doenças que causem problemas renais. “Frequentemente existe uma demora em encaminhar o animal para o tratamento dos rins, o que pode acabar com suas hipóteses de recuperação e até mesmo levar à morte precoce. Por isso, é importante iniciar o tratamento assim que haja o diagnóstico do problema, pois embora a doença seja crónica, há uma real possibilidade de melhoria na qualidade e na expectativa de vida do cão ou gato”, referem ainda os responsáveis pela clínica Renalvet de Mato Grosso.