Os Bombeiros Voluntários de Fão, em Esposende, contam agora com uma ambulância para prestar socorro a animais de companhia. Esta medida está integrada no Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal e contará com o apoio da Câmara de Esposende, que atribuirá a esta corporação de bombeiros um apoio anual de 5000 euros para este serviço.
O serviço ‘SOS Animal’ está disponível durante 24 horas por dia e, desde que foi criado, há cerca de dois meses, tem sido requisitado em média duas a três vezes por semana. Em declarações à Lusa, Gustavo Costa, da corporação de bombeiros de Fão, explica que se trata de uma ambulância “cujo equipamento é praticamente igual ao das que são utilizadas para o socorro humano, desde oxigénio a macas, tendo apenas a especificidade de estar também dotada de uma jaula”.
Para já, a corporação conta com cinco bombeiros com formação específica para prestar socorro a cães e gatos, mas de acordo com Gustavo Costa, este número “terá de ser aumentado”, uma vez que se prevê que aumentem as solicitações.
O Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Esposende inclui ainda um programa de esterilização de animais errantes, abandonados e encaminhados para adoção, uma parceria com a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) que contará com um investimento municipal de cerca de 5000 euros.
O Presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, defendeu que “o plano de esterilização é fundamental para evitar o aumento descontrolado da população animal”, estando neste momento a ser trabalhado um projeto para a construção de um centro de recolha em Esposende, com um investimento estimado de um milhão de euros.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Póvoa de Varzim também lançou este ano uma ambulância animal, um projeto que resulta de uma parceria com os Bombeiros Voluntários do concelho, a associação A Cerca – Abrigo de Animais Abandonados, e o Hospital Veterinário da Póvoa de Varzim Ani Mar, destinando-se aos animais que se encontram feridos na via pública.