O cortisol das unhas pode ser um bom método para avaliar a secreção desta substância. A conclusão é de um grupo de investigadores que defende que o crescimento das unhas pode ser uma boa forma de diagnosticar o stresse e os transtornos suprarrenais em cães.
De acordo com o Argos Portal Veterinária, o cortisol é uma resposta ao stresse e pode ser utilizado para avaliar a função suprarrenal e a saúde mental em situações clínicas. Os métodos atualmente utilizados avaliam as fontes de cortisol que refletem uma secreção a curto prazo e que pode variar de acordo com o estado de stresse atual.
O estudo agora publicado apresenta um novo método de extração e quantificação do cortisol através das unhas do cão, utilizando para isso a extração na sua fase sólida acoplada a um ensaio imunoenzimático.
Segundo os autores, as experiências realizadas revelam que se trata de um método preciso. Além disso, as concentrações de cortisol nas unhas correlacionaram-se positivamente com um método estabelecido de determinação do cortisol no cabelo e mostraram que não diferem de acordo com o sexo, raça, idade ou peso do cão.
Saiba mais sobre o estudo aqui.