Com sede em Vila Nova de Poiares, a Associação foi criada a pensar nos donos de animais de companhia que não têm recursos económicos para suportar a despesa de esterilizar os seus animais. Os preços mais reduzidos oferecidos pela ARPA “variam entre os 20 euros para um gato macho, e os 70 euros para uma cadela de grande porte”, adiantou Mildren Costa, vice-presidente da ARPA, ao Jornal de Notícias.
De origem brasileira, Mildren Costa criticou ainda que “aqui, em Portugal, a eutanásia nos canis parece ser o método preferido para erradicar os animais abandonados. No Brasil, a eutanásia de animais errantes é a última das soluções e utilizada apenas em casos extremos”.
As intervenções cirúrgicas serão realizadas aos domingos ou feriados, mediante inscrição prévia. “Depois de nos enviarem a documentação solicitada, os pedidos são sujeitos a uma triagem. Podem candidatar-se pessoas da zona centro do país, contudo, só serão aceites aquelas que ganhem o salário mínimo, estejam desempregadas ou reformadas. Cada pessoa pode candidatar todos os animais que tiver”, explica a vice-presidente.
A ficha de inscrição para candidaturas ao projeto da Associação pode ser preenchida aqui:
https://spreadsheets0.google.com/viewform?formkey=dEFEQVB3WGFUejdzMlhPeHZoVXFIdkE6MQ