Arrancou 13ª Campanha de Reciclagem de Radiografias da AMI

Arrancou 13ª Campanha de Reciclagem de Radiografias da AMI

No Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, arrancou a 13ª edição da Campanha de Reciclagem de Radiografias – uma iniciativa de cariz ambiental, impulsionada pela Assistência Médica Internacional (AMI).

De acordo com o press release, durante as próximas duas semanas, a AMI, que adoptou a temática ambiental como o seu quarto pilar de acção, vai tentar recolher o número máximo de radiografias com mais de cinco anos ou sem valor clínico, em milhares de farmácias do Continente e Ilhas, para posterior reciclagem.
A finalidade é retirar a prata das películas, obtendo-se por cada 10 toneladas de radiografias recicladas cerca de 10kg de prata.
Por conseguinte, aquela é vendida nos mercados internacionais, funcionando como uma importante fonte de recursos para a continuação do trabalho humanitário da AMI, ao mesmo tempo que se preserva o ambiente.
As receitas provenientes da venda serão, depois, encaminhadas para o projecto de acção social da AMI em Portugal, que presta assistência às populações mais desfavorecidas, bem como para as missões internacionais em mais de 40 países.
É ainda de realçar que, no ano passado, a campanha conseguiu atingir o maior valor de sempre. A recolha de cerca de 120 mil toneladas de radiografias permitiu angariar 199 mil euros.