Quantcast
 

Apicultores do Alto Minho preocupados com vespa asiática

Portugueses desenvolvem produto para combater doença das abelhas

Uma espécie de vespa asiática (também conhecida por vespa mandarina) pode estar a ameaçar a produção de mel em Viana do Castelo. “Temos nove vasos confirmados e mais três situações potenciais, em Ponte de Lima, Barcelos e Amares”.

“É um caso preocupante dada a agressividade desta espécie, que é predadora”, disse Miguel Maia, técnico da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL), citado pelo blog Os Bichos. Segundo o especialista, a vespa velutina, de origem asiática, é considerada uma predadora “mais perigosa” do que a espécie autóctone nacional e é conhecida por atacar as colmeias. “Faz com que as abelhas não saiam para procurar alimento porque estão a ser atacadas, enfraquecendo assim as colmeias, que acabam por morrer”, explicou.

Em todo o distrito existem cerca de 8 mil colmeias exploradas por mais de 300 apicultores, atividade que pode estar em risco uma vez que Viana do Castelo é considerada o “centro de dispersão” da espécie em território português.

 

Apesar de ser impossível erradicar a espécie do nosso país, é possível desacelerar a sua progressão e diminuir o seu impacto ao destruir os ninhos e colocar armadilhas.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?