Não são apenas os humanos que beneficiam da utilização de flúor na sua higiene oral. De acordo com o site dvm30, a utilização de flúor pode ser muito importante na saúde oral dos gatos e dos cães até aos 18 meses de idade.
De acordo com o site, “como os cães e os gatos perdem os dentes decíduos nos seus primeiros seis meses de vida, enquanto as crianças têm dentes decíduos até aos oito anos, nos animais só é preciso tratar os dentes dos pacientes com flúor quando estes já têm dentes permanentes. Aos seis meses de idade, a maioria dos animais jovens já completaram a sua dentição e todos os dentes permanentes já terão irrompido.”
Idealmente, para que sejam seguros, estes tratamentos devem realizar-se quando os animais são anestesiados, seja para fazer uma esterilização ou um castramento na idade em que atingem a puberdade.
O site refere ainda que os médicos veterinários devem deixar o flúor nos dentes dos animais durante cinco minutos, retirando-o após esse período com uma gaze, uma vez que a solução é muito ácida e pode causar problemas gástricos.
E apesar dos mecanismos naturais que os animais possuem contra as cáries dentárias, é importante que os médicos veterinários entendam que os tratamentos com flúor são importantes para garantir uma proteção extra na saúde oral do animal, indica o site.