A Royal Canin apresentou durante o XIII Congresso Hospital Veterinário Montenegro – que decorreu entre 18 e 19 de fevereiro – uma nova gama de nutrição que, segundo a marca “resolve os sintomas de dermatite alérgica dos gatos” – a Anallergenic Feline.
De acordo com a Royal Canin, “as dietas Anallergenic são de elevada qualidade, de elevada palatibilidade, de fácil digestão e completas, o que significa que contém todos os nutrientes que os gatos e os cães necessitam”
Rita Silva, médica veterinária e Field Trainer Scientific Communication na Royal Canin Portugal, explica que “o princípio subjacente à dieta Anallergenic é o mesmo utilizado nos leites de substituição para bebés com alergia alimentar, em que a proteína presente encontra-se extensamente hidrolisada em moléculas tão pequenas que não conseguem ser detetadas pelo sistema imunitário. Por isso, a dieta Anallergenic apresenta um potencial alergénico nulo (Okivry T et al. 2016)”.
“Esta dieta agora desenvolvida para gatos permitirá ao médico veterinário realizar o diagnóstico fiável de reação adversa alimentar e controlar casos refratários em animais que não respondem a outras dietas com proteínas parcialmente hidrolisadas. À luz da ciência atual, só através do teste de eliminação/provocação se consegue diagnosticar com fiabilidade reação adversa ao alimento em gatos e cães. Este teste consiste em alimentar um animal de estimação com uma dieta sem potencial alergénico, como o Anallergenic, durante o tempo que o médico veterinário determinar e verificar se ocorrem melhorias nos sintomas, sendo o mais frequente a comichão. De seguida faz-se a provocação, ou seja, o proprietário reintroduz o alimento habitual e verifica-se se os sintomas reaparecem”.
Cerca de 25% das consultas veterinárias devem-se a problemas dermatológicos, de acordo com dados recentemente apresentados pela Royal Canin.