A hierarquia estabelecida em grupos de cães não se baseia em agressividade, mas sim em submissão. De acordo com um estudo agora publicado, um cão num nível hierárquico mais baixo demonstra sinais de comportamento submissivo em relação a cães em níveis hierárquicos mais elevados.
A conclusão é da investigadora Joanne van der Borg, da Universidade de Wageningen, que colocou vários cães juntos durante vários meses. Através da observação dos seus comportamentos, a investigadora conseguiu detetar sete posturas distintas e 24 comportamentos diferentes entre os cães.
Assim, conseguiu perceber que a perceção de dominação num grupo de cães não é determinada pela agressividade, como muitos treinadores e donos de cães defendem. A agressividade foi expressada em cães em níveis hierárquicos mais altos em relação a cães de níveis mais baixos, mas também em cães de níveis mais baixos em relação a cães de níveis mais elevados. Nesse sentido, a cientista acredita que “os sinais de agressividade não servem para medir a dominância.”
Com o estudo, a cientista conseguir perceber que os sinais de submissão de um cão que conhece outro membro do grupo podem ler-se através da descida da postura do animal submissivo em relação à postura do cão dominante. Outra expressão observada em cães submissivos foi o abanar da cauda.