Nasceu na passada semana um novo projeto que pretende facilitar a adoção de animais de estimação, servindo de ponte entre as associações de animais e as pessoas à procura de um animal para adotar. Na primeira semana de funcionamento, a plataforma euadoto.org quer promover a adoção dos Animais da Associação Pegadas e Bigodes, que atua nas regiões afetadas pelos incêndios do mês passado em Pedrógão Grande.
A plataforma irá ser também um espaço de promoção de uma adoção responsável, fazendo um match entre os animais e o dono ideal. Citado pelo jornal Público, Nuno Machado, coordenador do projeto, revela que “existem protocolos da euadoto.org com diversas instituições, como o Instituto do Animal, a Pet B Havior e outros profissionais credenciados que fazem uma avaliação do perfil do animal e do estilo de vida de quem quer adotar, tendo em conta o ritmo de vida, se há crianças ou não, se existem outros animais em casa.”
A melhor notícia é que com esta plataforma, para conseguir adotar um animal, as pessoas têm apenas que preencher um questionário online e depois da adoção recebem aconselhamento médico-veterinário para o animal que adotaram, que já estará desparasitado e vacinado e, no caso dos cães, com chip.
Importa referir que este é um projeto totalmente gerido por voluntários e que está aberto aqueles que quiserem também contribuir. “Para que seja possível executar um trabalho eficiente, procuramos voluntários dedicados, pessoas de qualquer género e idade, estudantes, profissionais, reformados, desempregados ou qualquer pessoa que possa contribuir com ajuda e decida dedicar parte do seu tempo livre e do seu conhecimento, a ajudar a evolução da plataforma”, pode ler-se no website.