Medicina Veterinária

AAHA publica novas normas de cuidados dentários para cães e gatos

AAHA publica novas normas de cuidados dentários para cães e gatos

A Associação Americana de Hospitais de Animais (AAHA) acaba de publicar um conjunto de novas normas de cuidados dentários para cães e gatos, um guia que atualiza as diretrizes para garantir a saúde oral dos animais de companhia na consulta médico-veterinária.

De acordo com os especialistas da AAHA, é aproximadamente aos três anos de idade que os cães e gatos começam a sofrer de algum tipo de doença periodontal, patologias que apesar de não serem evidentes para os tutores dos animais causam muito frequentemente algum tipo de infeção, inflamação e dor, prejudicando a qualidade de vida do animal.

A associação explica que este ‘guia’ pretende ajudar os médicos veterinários a informarem os tutores dos animais acerca dos cuidados dentários que devem ter com os seus animais, explicando-lhes, por exemplo, que as doenças periodontais podem prevenir-se com a realização de exames regulares e alguns cuidados na higiene oral do animal.

Michael Cavanaugh, diretor executivo da AAHA, sublinha que “os cuidados dentários regulares são uma das formas mais eficazes de melhorar a qualidade de vida dos pacientes”. O responsável revela ainda que apoia a utilização de anestesia geral na realização de intervenções dentárias já que “melhora a capacidade de diagnóstico”, “diminui o stress do animal”, “evita lesões” e “reduz outros riscos associados ao procedimento”.

Aceda ao guia criado pela AAHA aqui.