A American Association of Feline Practitioners (AAFP) lançou recentemente um kit de ferramentas educativas digitais de forma a ajudar os médicos veterinários a facilitar uma transição bem planificada, pacífica e indolor para o fim de vida dos gatos, noticia o Portal Veterinaria.
O kit explica como abordar a conversa com os tutores, assim como aborda várias questões difíceis a ter em conta quando há momentos difíceis ou inesperados na eutanásia. As ferramentas foram também desenhadas para garantir que o gato sinta o mínimo de medo, ansiedade e dor ao longo do processo e fornece informações sobre cada passo do procedimento.
“O cuidado nestes últimos momentos dos gatos é mais do que apenas medicina; trata-se de criar uma transição pacífica para os nossos pacientes e seus tutores”, diz a presidente do grupo de trabalho da AAFP, Wendy Simpson.
“O conjunto de ferramentas aborda temas como sedativos recomendados e protocolos anestésicos para gatos e estratégias para a criação do ambiente de consulta com conforto em mente”, acrescenta a responsável.
Pode consultar o kit de ferramentas digitais da AAFP aqui.