A conclusão é da Comissão Europeia: 80% dos novos donos de cães e gatos não estão bem informados em relação às necessidades e características do animal quando tomam a decisão de compra. Os números constam do ‘Study on the welfare of dogs and cats involved in comercial practices’, que revela que muitos dos novos donos de animais de companhia não sabem a responsabilidade que estão a assumir, com apenas 20% a indicar que está informado sobre o estado de saúde do animal no momento da compra.
O Argos Portal Veterinária publicou recentemente um artigo em que defende que os médicos veterinários têm um papel fundamental na consciencialização dos novos donos de animais para a importância de estarem bem informados sobre os animais no momento da compra.
“Um aspeto fundamental que deve transmitir-se é a importância de um período de socialização e a exposição a diversos estímulos para assegurar um bom comportamento; este período compreendido entre a quarta e a oitava semana de vida é um ponto de partida que marcará o seu comportamento na idade adulta”, refere.
A União Europeia estima que o valor das vendas anuais de cães e gatos no espaço comunitário ultrapasse os 1,3 mil milhões de euros e que gere cerca de 300 mil postos de trabalho. Para além disso, o setor de pet food e pet care vale já cerca de 22 mil milhões de euros.