Quantcast
EFOMV

7º EFOMV: “A classe está viva e adere quando as iniciativas são credíveis”

Encontro de Formação da OMV  Veterinária Atual

No fim-de-semana em que Lisboa recebeu o festival de música que obriga os participantes a andar de sala em sala para assistir a vários concertos em simultâneo, a OMV seguiu o mesmo modelo e levou ao Centro de Congressos de Lisboa vários oradores nacionais e internacionais para falar de vários temas. A dificuldade estava mesmo em escolher qual a palestra ou qual o orador a ouvir, já que estavam divididos em sete salas a funcionar em simultâneo.

Animais de companhia ou animais de Produção? Temas de saúde pública ou novas áreas da medicina veterinária? Gestão de CAMV’s ou o futuro da medicina veterinária? Para Jorge Cid, bastonário da OMV, o evento foi um êxito. “Este Conselho Diretivo teve oito meses para criar um evento de raiz. Não havia nada planeado, nenhum espaço adjudicado. Zero. Considero um record o que conseguimos fazer em tão pouco tempo, e com oradores de renome, que por norma têm de ser convidados com grande antecedência. Tivemos de recorrer a influências pessoais para arranhar oradores desta categoria”.

A julgar pela afluência às salas, a aposta foi ganha. “Quisemos inovar de maneira a que os membros sintam que estes encontros são uma mais-valia. A organização esteve excelente, todos os oradores estavam satisfeitos com as condições que apresentámos. Deixámos uma situação mais amadora do passado para uma gestão mais profissional”, apontou Jorge Cid.

O facto de ser um congresso pago levantou algumas questões, mas para o bastonário da OMV “o que não é pago não é valorizado. Posso dizer que mesmo sendo um evento pago, este ano tivemos mais pessoas do que quando era gratuito. As pessoas inscreviam-se e depois não apareciam. Este ano, por exemplo na sala de exóticos ou de equinos, havia pessoas de pé tal era o interesse nas palestras. As pessoas aderiram em massa e é a prova de que, se têm interesse pagam a sua inscrição e vão ao evento”.

Tanto que a organização admite repensar no futuro a dimensão das salas, uma vez que a procura ultrapassou largamente as expectativas.

App inovadora

Além de um acesso ilimitado à rede wi-fi do evento, este ano todos os participantes tinham à sua disposição uma aplicação exclusiva do evento com acesso ao programa, a informação sobre os oradores, sobre os próprios participantes do evento e até a possibilidade de colocar questões em direto aos oradores durante as palestras. “As pessoas estavam radiantes com a aplicação e tiraram partido para colocar questões aos oradores”, refere Jorge Cid. “Cada vez mais a tecnologia faz parte da nossa vida e quisemos dar aos colegas a possibilidade de experimentar esta aplicação em tempo real”.

Além da app, a organização também inovou na cerimónia de abertura, que este ano se realizou no final do dia de sábado. “Foi um êxito, nunca vi tantas pessoas numa cerimónia de abertura”, confessa Jorge Cid. “No final algumas pessoas vieram dar os parabéns porque conseguimos juntar a classe e promover um bom ambiente de camaradagem, de troca de opiniões. Estamos todos de parabéns e esta é a prova da vitalidade da classe, que está viva e adere quando as iniciativas são credíveis”.

Nota: Reportagem na íntegra na edição de dezembro da Veterinária Atual

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?