Médicos Veterinários

70 milhões: número de cães e gatos no Brasil reforça importância do médico veterinário

Ter cães no local de trabalho ajuda a aliviar stresse

Cerca de 44% dos lares brasileiros possuem pelo menos um cão e quase 18% possui um gato. De acordo com dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ao todo os lares brasileiros possuem 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos.

Segundo as previsões da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, até 2020, o número deverá chegar aos 71 milhões, razão pela qual secretário-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) do país, Marcello Roza, afirma que é preciso que as pessoas compreendam a importância dos médicos veterinários. “É preciso avaliar o tempo que a família fica em casa, o tamanho do ambiente, se tem idosos ou crianças. Depois dessa escolha, o médico veterinário vai estipular um programa de acompanhamento, vacinação e alimentação adequada. Todo o cuidado que deve ser tomado com o animal escolhido.”

O CFMV defende ainda que o avanço tecnológico, os novos medicamentos e a evolução da Medicina Veterinária são fatores que contribuem para que cães e gatos vivam mais. “Saber lidar com as doenças relacionadas com a idade é um desafio para os médicos veterinários. Tudo isso vai exigir que os profissionais estejam sempre atualizados, a sociedade precisa de profissionais qualificados.”