Quantcast
 

2º Curso Merial de Gestão

2º Curso Merial de Gestão

John Sheridan foi o orador escolhido para esta segunda edição do curso que se centrou mais na realidade portuguesa e no tema dos recursos humanos.

A Universidade Lusófona, em Lisboa, foi novamente o local escolhido para a realização do segundo Curso Merial de Gestão da Clínica Veterinária, que decorreu em Novembro.

Este ano, o orador escolhido foi o britânico John Sheridan, licenciado pelo Royal College of Veterinary e com um Diploma em Estudos de Gestão, que conduziu a sua apresentação sob o tema “5 passos para aumentar em 50% o valor e lucro da sua clínica veterinária”.

 

O currículo de John Sheridan e a sua proximidade geográfica e de conceitos foram factores decisivos para a escolha. «Escolhemos um orador inglês, com uma noção mais europeia, que se chega efectivamente a nós, à realidade portuguesa. O objectivo é irmo-nos aproximando da realidade portuguesa mas sempre com os conselhos básicos da gestão veterinária, que são conceitos mundiais, já que a gestão de um negócio é universal», explicou Ana Leal Moura, directora de Marketing e Técnico Animais de Companhia da Merial, empresa farmacêutica que desenvolve e comercializa medicamentos veterinários.

«No ano passado demos uma perspectiva global com um orador muito conceituado americano [Mark Opperman, editor da revista Veterinary Economics e proprietário da empresa de consultoria veterinária VMC Inc.] que, apesar de se ter adaptado à realidade portuguesa, deu muitos exemplos do que se faz nos Estados Unidos da América. Em certos aspectos isto tem muito a ver connosco, mas culturalmente não há pontos em comum. O objectivo este ano foi colmatar esta lacuna.»

 

Foco nos recursos humanos

O 2.º Curso Merial continua a linha do primeiro mas houve especial preocupação «em ir um pouco mais ao detalhe em alguns temas concretos, como o tema dos recursos humanos». O foco principal é dotar os veterinários de competências de gestão, fazendo-os encarar a clínica também como um negócio, sem descurar a parte técnica. «É importante pensar nas clínicas veterinárias como um negócio que deve gerar rentabilidade, para o bem dos clientes finais, que são sempre os animais», salientou Ana Leal Moura. «Foi esse o mote que nos fez pensar os cursos e em trabalhar algo relacionado com a gestão veterinária», acrescenta.

 

Em Portugal, a Merial já trabalha este tema há cerca de um ano e meio. Os cursos são acessíveis apenas a clientes da empresa e funcionam como um extra que a Merial oferece aos seus clientes mais fiéis. «Achamos que este tema é de facto relevante mas, infelizmente, não conseguimos implementar tudo de um momento para o outro», explica Ana Leal Moura.

Por outro lado, para além deste curso, a Merial promove e apoia o MBA/Pós-Graduação em Gestão Veterinária do Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais 2007/2008 e desenvolve ainda programas específicos de apoio: «Temos também um programa de consultoria com o Dr. Pere Mercader [consultor espanhol, especialista em Gestão Veterinária] para clínicas veterinárias, adaptado à realidade de cada clínica. Não é apenas um pacote generalista, que na maior parte das vezes é dado por gestores sem conhecimento da área e sem aplicação veterinária», garantiu Pedro Fabrica, director de Marketing e Técnico Animais de Companhia, da Merial.

 

No próximo ano, está garantida a realização de uma terceira edição e uma aproximação ainda maior à realidade dos veterinários nacionais. «O tema será anunciado mais perto da data do evento, assim como o palestrante, mas em antemão será mais adaptado à realidade portuguesa», disse Pedro Fabrica à Veterinária Actual.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?