Quantcast
Empresas

Zoetis doa mais de 11 mil doses de vacinas contra a covid-19 para animais

A Zoetis, empresa farmacêutica, doou mais de 11 mil doses da sua vacina experimental contra a covid-19 para ajudar a proteger a saúde e bem-estar de mais de 100 espécies de mamíferos que vivem em cerca de 70 jardins zoológicos, bem como cerca de mais de uma dúzia de reservas, santuários, instituições académicas e organizações governamentais nos Estados Unidos da América.

Em comunicado, a empresa lembra que a vacina foi autorizada para uso experimental, com avaliação caso-a-caso, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e por médicos veterinários estatais. A distribuição da vacina a muitos jardins zoológicos resultou do pedido em janeiro do jardim zoológico de San Diego depois do surgimento de casos de covid-19 em gorilas no Parque Safari de San Diego.

“A Zoetis tem uma longa história de apoiar os médico veterinários que trabalham nos jardins zoológicos e os animais ao seu cuidado” disse o diretor médico executivo da Zoetis, Mike McFarland.

“Temos orgulho que o nosso trabalho inovador de investigação e desenvolvimento e a nossa doação de vacinas possa ajudar os profissionais veterinários na comunidade dos jardins zoológicos a cuidar com qualidade os primatas, os felídeos, e muitas outras espécies reduzindo o risco da covid-19”.

A vacina contra a covid-19 da Zoetis está a ser desenvolvida unicamente para espécies animais. Ainda que o antigénio utilizado seja o mesmo que o presente nas vacinas para os seres
humanos, as vacinas para animais utilizam um adjuvante distinto, adaptado aos
animais.

“Quando o primeiro cão ficou infetado com covid-19 em Hong Kong no ano passado, começámos imediatamente a trabalhar numa vacina que pudesse ser usada em animais de companhia, e em oito meses completámos os nossos estudos iniciais, que apresentámos no Congresso “World One Health no ano passado. Embora, felizmente, não seja necessário, neste momento, vacinar os nossos animais de companhia ou animais de produção, estamos satisfeitos que o nosso trabalho possa ajudar os animais em risco de covid-19 nos jardins zoológicos”, disse o vice-presidente sénior da Global Biologics da Zoetis, Mahesh Kumar.

Para melhor apoiar os médicos veterinários, a Zoetis também desenvolveu testes de diagnóstico PCR específicos para gatos e cães para detetar SARS-CoV-2 (o vírus que causa covid-19).

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?