Quantcast
Médicos Veterinários

WVA e Brooke vão criar lista global de medicamentos veterinários essenciais

iStock  e

A World Veterinary Association (WVA) e a organização de bem-estar animal Brooke vão criar lista global de medicamentos veterinários essenciais para animais. A lista inclui animais de produção e equinos e tem como objetivo dar acesso “a um tratamento melhor, mais cronometrado e mais normalizado, e ajudará a prevenir futuras pandemias de doenças zoonóticas como a covid-19”, revela a WVA, em nota no site.

A lista incluirá vacinas e medicamentos básicos, selecionados pela sua relevância, eficácia e custo-eficácia e devem estar disponíveis em todos os países para todos os médicos veterinários. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de dois mil milhões de pessoas não têm acesso a medicamentos essenciais e acredita-se que a questão seja ainda pior no seio das populações animais”, afirma a WVA.

“Este é um projeto muito significativo e há muito esperado. Até ao final deste projeto, as autoridades reguladoras e os governos de todo o mundo terão orientações sobre quais os medicamentos e terapêuticas que todos os profissionais veterinários devem ter no seu kit para cumprir as suas responsabilidades diárias”, comenta Patricia Turner, presidente da WVA.

” Só na Etiópia, constatámos que 100% dos médicos não tinham acesso a medicamentos que aliviam a dor para animais e que 40% não tinham abastecimentos básicos, como seringas e agulhas. Esta situação torna impossível aos veterinários cumprirem o seu juramento profissional de proteger e salvar os animais da dor e da doença, colocando também em risco a saúde humana”, revela Shereene Williams, global animal health advisor da Brooke.

O projeto, que se baseia na lista de medicamentos essenciais da Associação Mundial de Pequenos Animais Veterinários (WSAVA),”implicará a consulta de uma grande variedade de interessados em todos os sistemas de saúde animal para compreender as atuais lacunas e necessidades dos profissionais de saúde animal na área”, revelam as entidades.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?