- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

WSAVA vai atualizar diretrizes globais para a gestão da dor

A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA [1]) revelou que vai lançar uma versão atualizada das diretrizes globais para a gestão da dor durante o World Congress [2] deste ano. A nova edição das orientações para o reconhecimento, avaliação e tratamento da dor está a ser submetida a uma revisão pelos pares antes da publicação pelo Journal of Small Animal Practice (JSAP).

O guia pretende fornecer informações fundamentais e fáceis de implementar sobre o reconhecimento e tratamento bem-sucedidos da dor num ambiente geral de prática clínica animal.

 

O objetivo do WSAVA Global Pain Council [3], presidido pela médica veterinária Beatriz Monteiro, é criar um ambiente global para os animais de companhia em que a dor é considerada como o quarto sinal vital e abordado adequadamente. A primeira versão do documento foi lançada em 2014 e já foi descarregada mais de 53 mil vezes.

“Com a sensibilidade animal agora legalmente reconhecida em muitos países e jurisdições, os profissionais de saúde veterinária têm o dever moral e ético de mitigar o sofrimento da melhor forma possível. Apesar dos avanços no reconhecimento e tratamento da dor, a dor ainda ocorre mais comumente do que é tratada. Isto torna essencial que envolvamos os médicos veterinários a nível global e os apoiemos no reconhecimento, antecipação, alívio e tratamento da dor”, nota Beatriz Monteiro.