A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) recentemente apresentou o seu grupo para a saúde profissional: o Professional Wellness Group (PWG). Em notícia do site, a associação revela que este grupo pretende melhorar a saúde e bem-estar de todos os membros da equipa veterinária e lutar pela igualdade, diversidade e inclusão na profissão.
Os membros do PWG estão agora a começar a trabalhar no desenvolvimento de um conjunto de WSAVA Global Guidelines for Veterinary Wellness. Uma vez concluídas, formarão um conjunto de instrumentos e outros recursos para apoiar o bem-estar veterinário, tendo em conta as diferentes necessidades regionais, económicas e culturais dos membros.
“As equipas veterinárias dedicadas em todo o mundo cuidam de animais e tutores. A nossa prioridade é cuidar deles. Esperamos que as nossas Global Guidelines sejam um passo importante para a mudança positiva e para o reforço do bem-estar de todos os veterinários a nível global. Vamos oferecer uma pré-estreia deles durante #WSAVA2021 ainda este ano, com um lançamento completo durante 2022”, avançou a presidente do grupo, Nienke Endenburg.
A WSAVA lembra os resultados do primeiro estudo global sobre bem-estar veterinário que conduziu entre os seus membros, ainda antes da pandemia. As conclusões confirmaram que o bem-estar era um problema em todas as partes do mundo e um problema particular na Ásia, África, Europa e América do Norte. O relatório também mostrou que os membros mais jovens e femininos da profissão estavam particularmente em risco e que os técnicos/enfermeiros veterinários estavam a passar por um volume significativamente maior de problemas de bem-estar.