Quantcast
Animais de Companhia

WSAVA inaugura comité para impulsionar a oncologia veterinária mundial

Descentralização das competências dos veterinários municipais “representa um esforço para os municípios”

A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) inaugurou recentemente o WSAVA Oncology Working Group, um comité que pretende impulsionar a prática da oncologia veterinária mundial, aumentando a consciencialização sobre as ideias mais recentes na terapia do cancro.

A equipa, recentemente nomeada, de membros especialistas, está a começar a trabalhar no desenvolvimento de um conjunto de diretrizes globais “acessíveis e fáceis de usar para a prática de oncologia veterinária”, pode ler-se no comunicado enviado pela WSAVA. No fundo, o objetivo da associação passa por “criar ferramentas práticas e fáceis de usar pelos veterinários, para aprimorar os padrões de tratamento e educar os proprietários sobre o cancro em animais de companhia”.

Os membros do Grupo de Trabalho de Oncologia incluem especialistas de todo o mundo, incluindo o ex-presidente da WSAVA, Dr. Jolle Kirpensteijn, ex-presidente da Sociedade Veterinária de Oncologia Cirúrgica e defensor internacional do cancro em animais de companhia. O comité é presidido pelo veterinário argentino e especialista em oncologia Dr. Martin Soberano. A médica veterinária portuguesa, Dra. Felisbina Queiroga, membro do Conselho Executivo da WSAVA com experiência significativa em oncologia, servirá como elemento de ligação entre o Grupo de Trabalho de Oncologia e o Conselho.

O presidente do comité, Dr. Soberano, sublinha que “o WSAVA Oncology Working Group visa superar a variabilidade global no tratamento oncológico e aumentar a consciencialização sobre os diferentes tipos de tumores que afetam os animais de companhia. Muitos cancros nesses animais também ocorrem em humanos, então vemos uma oportunidade de melhorar a vida de pacientes animais e humanos, elevando os padrões de tratamento para pacientes oncológicos veterinários”.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?