O programa Vets for Ukrainian Pets vai permitir aos refugiados ucranianos que fugiram da guerra com os seus animais ter acesso a tratamentos veterinários gratuitos em 38 países da Europa, informa a Federation of European Companion Animal Veterinary Associations (FECAVA), uma das promotoras da iniciativa, no seu site.
A iniciativa − financiada pela Humane Society International, com apoio da Mars, e em colaboração com a FECAVA e a Federação de Veterinários da Europa (FVE) − vai cobrir os custos dos tratamentos de cinco cães, gatos, cavalos ou outros animais de companhia, com um valor máximo de 250 euros por animal, para cuidados agudos e medicamentos, raiva e outras vacinas, bem como microchips e exames médicos necessários para uma passagem segura pela União Europeia.
Os reembolsos aos profissionais veterinários participantes vão estar disponíveis nos países em que a FECAVA tiver membros, incluindo Reino Unido, Alemanha, Itália, Roménia, Polónia e também Ucrânia.
O programa Vets for Ukrainian Pets vai funcionar até ao dia 21 de maio deste ano e está aberto a todos os CAMV licenciadas na Europa. Os interessados podem candidatar-se aqui.