- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Vet Sustain está a desenvolver calculadora de carbono para o setor veterinário

A empresa social Vet Sustain [1], em colaboração com a BVNA [2], BVA [3], BSAVA [4] e SPVS, está a desenvolver uma calculadora de carbono [5] para avaliar as clínicas veterinárias do Reino Unido. Originalmente desenvolvida pela Investors in the Environment [6], esta calculadora será acessível através do site da Vet Sustain e fornecerá, pela primeira vez, às equipas dos CAMV a capacidade de calcular as suas emissões de carbono, relata a BSAVA, em notícia do seu site [7].

“A sustentabilidade é uma das bases da estratégia da BSAVA. Além de trabalharmos arduamente para otimizar a sustentabilidade nas nossas atividades como a publicação e o CPD, dispomos de um grupo de trabalho que tem como objetivo ajudar os nossos membros a alcançar formas mais verdes de praticar. Apoiamos veementemente a Vet Sustain na sua missão e temos o prazer de ajudá-los a entregar a sua calculadora de carbono para CAMV”, disse o presidente do grupo de trabalho de sustentabilidade da BSAVA, Carl Gorman.

 

Já a presidente da BVA, Justine Shotton, afirmou que “a calculadora de carbono ajudará as equipas veterinárias a avaliar a sua pegada de carbono e a permitir-lhes identificar as formas pelas quais podem reduzir praticamente o seu impacto no ambiente. Esta ferramenta irá adicionar ao conjunto de ferramentas atualmente disponíveis, como a Greener Veterinary Practice Checklist e o sistema de acreditação Investors in the Environment”.

Apesar de ainda estar em fase inicial de produção, a equipa da Vet Sustain pretende ter a calculadora disponível no seu site a partir da primavera de 2022.