- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

UTAD recebe a primeira residência em microbiologia veterinária do País

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai receber no início de 2022 a primeira aluna para a obtenção do título de Especialista Europeia em Microbiologia Veterinária em Portugal, com a orientação da professora catedrática, investigadora e coordenadora do Grupo de Microbiologia e Resistência a Antibióticos – MicroART, Patrícia Poeta.

O Laboratório de Microbiologia Médica da UTAD − dirigido por Patrícia Poeta −, foi “o primeiro Approved Training Centre do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária (ECVM) em Portugal”, de acordo com a nota enviada à VETERINÁRIA ATUAL.

 

Vanessa Silva é a primeira candidata portuguesa cujo programa de residência alternativo foi aprovado pelo ECVM. A médica veterinária, mestre pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) tem desenvolvido a sua atividade profissional na área do diagnóstico clínico em microbiologia veterinária.

O comunicado explica ainda que o programa de residência alternativo “terá uma forte componente na One Health e decorrerá em três instituições: o Laboratório de Microbiologia Médica da UTAD, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e o Laboratório Clínico Veterinário CEDIVET, um dos maiores laboratórios de diagnóstico clínico veterinário privado em Portugal”. O programa decorrerá sob a direção e supervisão da professora Patrícia Poeta e contará ainda com o apoio de outros dois diplomados portugueses membros do ECVM, a professora doutora Ana Cláudia Coelho (UTAD) e o professor doutor João Mesquita (ICBAS-UP).

 

O ECVM é uma instituição europeia constituída por médicos veterinários com formação diferenciada na área da microbiologia e, de acordo com a UTAD, a sua missão passa por “contribuir significativamente para a manutenção e melhoria da qualidade dos especialistas em todos os países europeus, garantindo que a Microbiologia Veterinária se eleve ao mais alto nível e assim melhorando os serviços médico-veterinários prestados aos concidadãos”.