24,8% dos enfermeiros veterinários no Reino Unido estão a planear abandonar a profissão devido aos baixos salários e à falta de oportunidades de progressão na carreira. As conclusões são do VN Futures Interim Report 2021, uma iniciativa conjunta da Royal College of Veterinary Surgeons (RCVS) e da British Veterinary Nursing Association (BVNA), relata o Vet Times.
O inquérito concluiu ainda que cerca de 80% dos que pretendem deixar a profissão citaram o salário como a sua principal razão, enquanto a segunda razão mais frequente (60%) foi a sensação de pouca recompensa ou desvalorização.
Outras razões citadas incluem a insatisfação com oportunidades de carreira – com cerca de 40% a afirmar como uma razão para sair – seguido de perto por horas não sociais longas, assim como stresse crónico (cerca de 30%).
O relatório provisório assinala o fim da primeira fase do projeto VN Futures, com o relatório a pretender fornecer informações sobre o que o RCVS tem vindo a fazer no âmbito de iniciativas de apoio à profissão.
A presidente da BVNA, Alex Taylor, afirmou: “O relatório da VN Futures resume quais as áreas da profissão que precisavam de ser destacadas e depois procurou formas de fazer a mudança – não se trata apenas de procurar problemas, trata-se de procurar soluções”.
“Muito do que cobrimos nos últimos cinco anos moldou parte daquilo em que nos vamos concentrar na próxima fase da VN Futures. Dois dos objetivos da fase anterior incluíram a criação de uma força de trabalho mais sustentável e uma mão-de-obra confiante, resiliente, saudável e bem apoiada”, esclareceu a responsável.
Já o presidente do Veterinary Management Group, Rich Casey, afirmou que a remuneração deve fazer parte da conversa que vai para a frente, “apesar de estar fora do controlo de associações e reguladores”.
“Embora o salário seja certamente um problema, dado que a segunda razão mais importante para os enfermeiros veterinários deixarem a profissão é que não se sentem valorizadas, é possível que uma perceção de evitar conversas sobre salários possa estar a piorar ainda mais as coisas”, considerou.
Pode consultar o relatório completo aqui.