A falta de médicos veterinários nas zonas rurais da Europa foi um dos focos da primeira assembleia geral presencial em dois anos da Union of European Veterinary Practitioners (UEVP). No ano passado, a Federação de Veterinários da Europa (FVE) já tinha alertado para a questão, informa o portal Animalshealth.
Algumas das razões subjacentes a este fenómeno são de que os agricultores não dispõem de recursos financeiros suficientes para pagar os serviços veterinários e os jovens profissionais não estão dispostos a preencher estes cargos.
O orador convidado e diplomata polonês Maciej Golubiewski, na sua intervenção, apresentou a visão a longo prazo da Comissão Europeia para as zonas rurais. O responsável disse que é necessário mais esforços para tornar estas áreas mais atrativas, com melhor acesso aos serviços, melhor acesso digital, melhor habitação e infraestruturas.
A escassez de veterinários, especialmente nas zonas rurais, diz a UEVP, “é claramente um desafio” enfrentado pela maioria dos países europeus. Por isso, vários médicos veterinários de diferentes origens descreveram a forma como abordam este problema nas respetivas nações e discutiram possíveis soluções.
Em França,o governo concordou em atribuir uma ajuda financeira de até 60 mil euros por beneficiário, explicou o francês Thierry Chambon, vice-presidente da Federação de Veterinários da Europa (FVE).
Em Itália estão a ser discutidas ideias para a criação de uma academia europeia de buiátricos. Já nos países escandinavos, os municípios são frequentemente responsáveis por serviços de permanência fora de horas e planeamento de saúde de manadas.
A reunião debateu outras temáticas como os jovens formados que acabam por não exercer na área, sugerindo incentivos e melhores condições de trabalho também para os atrair para as zonas rurais. Outra dos tópicos foi a interrupção da resolução do Parlamento Europeu que pretendia proibir a utilização de todos os antibióticos criticamente importantes nos animais, algo pelo qual a diretora executiva da FVE, Nancy De Briyne, felicitou o papel dos membros da UVEP.