Quantcast
Animais de Companhia

Terapia radioativa de iodo consegue curar 95% dos gatos com hipertiroidismo 

95% dos felinos que vivem com hipertiroidismo podem ser curados através de uma terapia radioativa de iodo.

95% dos gatos que vivem com hipertiroidismo podem ser curados através de uma terapia radioativa de iodo, avança o Portal Veterinaria. De acordo com a American Association of Feline Practitioners (AAFP), a doença tem uma prevalência estimada de 10%.

“O tratamento com iodo radioativo é a terapia mais segura e eficaz contra o hipertiroidismo felino que temos na medicina veterinária especializada até à data”, explicou o corresponsável pelo Departamento de Medicina Interna do Hospital Veterinário AniCura Ars Veterinaria (Barcelona), Jordi Puig. “De facto, ao contrário das terapias que usam drogas orais ou dietas especiais, o tratamento com iodo radioativo é o tratamento curativo com melhores garantias contra esta condição”, acrescentou.

 

O funcionamento do tratamento baseia-se na administração subcutânea do iodo radioativo (I-131) que se concentra nas células foliculares da tiroide hiperativas incorporadas na tiroglobulina. O isótopo I-131 emite raios gama e partículas beta, cujos efeitos ionizantes são responsáveis pela destruição de células hiperativas.

De acordo com o especialista, “o tecido da tiroide atrófica não concentra iodo e apenas o tecido hiperativo funcional da tiroide é afetado pelo tratamento. Assim, o iodo que não está concentrado na glândula tiroide é eliminado através da urina e fezes”.

 

Durante o período de internamento, o paciente não pode ser manipulado em excesso sem ser exposto a altos níveis de radioatividade. Por esta razão, os gatos devem permanecer hospitalizados numa instalação de isolamento adaptado durante dois a sete dias após a injeção, dependendo dos níveis de radiação2. Sendo necessário precauções especiais durante duas semanas, após a alta.

“O animal de companhia não pode dormir com os tutores e os resíduos da caixa de areia devem ser armazenados de forma controlada, fechada e isolada dentro de casa durante as duas semanas de restrições para reduzir a radioatividade”, avisou Jordi Puig.

 

1Carney HC, Ward CR, Bailey SJ, Bruyette D, Dennis S, Ferguson D, et al. 2016 AAFP Guidelines for the Management of Feline Hyperthyroidism. J Feline Med Surg. 2016;18(5):400–16. https://doi.org/10.1177/1098612X16643252

2Puig J, Cattin I, Seth M. Concurrent diseases in hyperthyroid cats undergoing assessment prior to radioiodine treatment. J Feline Med Surg. 2015;17(6):537–42. https://doi.org/10.1177/1098612X14551775

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?