Formação

Sabe quais são as melhores universidades de medicina veterinária do mundo?

Faculdade de Medicina Veterinária da UL tem novo Presidente

De acordo com o Ranking Académico Mundial de Universidades, publicado oficialmente pela consultora independente ShanghaiRanking Consultancy, a Universidade de Ghent, na Bélgica, continua a ser a melhor universidade de ciências veterinárias do mundo em 2020.

A universidade belga já ocupava o lugar cimeiro no ano passado.

A Universidade de Edimburgo, na Escócia, e a Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

A instituição de ensino superior com melhor pontuação e mais perto de Portugal foi a Universidade Autónoma de Barcelona, na quinta posição.

Já a instituição portuguesa com melhor pontuação no ranking é a Universidade do Porto (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), que aparece em 71.º lugar. Tal representa uma queda de uma posição comparativamente ao ano passado.

Já a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, que no ano passado aparecia na 67.ª posição, caiu para o 90.º lugar.

Para serem incluídas na lista, as universidades tinham de ter um número mínimo de publicações científicas entre 2014 e 2018. No caso das ciências veterinárias, são avaliados o número de artigos em publicações de primeiro quartil, a colaboração internacional da instituição, o “rácio de citação” das suas publicações, bem como o número de artigos científicos publicados naqueles que são considerados “top journals”, num total de 151 publicações científicas, pela ShanghaiRanking.