O projeto One health concept in animal cancer (OneHcancer) do Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi recentemente aprovado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pretende estudar neoplasias em animais e humanos numa abordagem One health.
“Com um financiamento de 500 mil euros, este projeto será desenvolvido em torno de três linhas de investigação, designadamente cancro em animais de companhia – “filling the gap” (Linha 1), cancro em animais de produção de pecuária – uma abordagem de “uma só saúde” (Linha 2) e redução de fatores cancerígenos em carnes e produtos cárneos (Linha 3)”, pode ler-se no comunicado enviado pela UTAD.
O responsável pelo projeto − docente e investigador da UTAD, Luís Cardoso − considera que este irá contribuir para uma “melhor compreensão do cancro animal e humano na região Norte de Portugal, em que os avanços do conhecimento a partir dos animais não humanos poderão ser alvo de aplicação em pessoas e vice-versa”.
Liderado pelo CECAV/UTAD, este projeto integra todos os investigadores desta unidade de I&D, mas também do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e do Centro de Química de Vila Real, ambos da UTAD, e terá a duração de dois anos.
Recorde-se que o CECAV, cuja responsável é a docente e investigadora da UTAD Cristina Miranda Guedes, faz parte do Laboratório Associado AL4AnimalS, que junta três Centros portugueses de I&D, exclusivamente dedicados à Ciência Animal e Veterinária.