Quantcast
Médicos Veterinários

Idade mediana de profissionais veterinários portugueses é de 41 anos

A idade mediana global dos profissionais veterinários é de 43 anos. Em Portugal, o valor é ligeiramente inferior, com 41. Os mais velhos são os alemães (52) e argentinos (51). Já os mais novos são os colombianos (34). As conclusões são do VetsSurvey de 2021, promovido pelo CM Research e pelo Vetspanel.

A maioria dos inquiridos pelo estudo são médicos veterinários a tempo inteiro – quer como gestores ou colaboradores. Apenas 10% trabalham a tempo parcial, com a maior proporção a ser registada na Dinamarca (20%), Países Baixos (19%) e Suécia (19%). Destaca-se ainda que 9% dos inquiridos eram enfermeiros ou técnicos veterinários, como o maior valor registado no Reino Unido, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá (cerca de 15%).

 

Relativamente às idades, quase metade (45%) tinham menos de 40 anos, com 34% entre os 30 e os 30%. A maior proporção de jovens veterinários (até aos 40 anos) foi registada no Brasil (71%), EUA (70%), Austrália e Canadá (ambos com 66%). Os enfermeiros veterinários tendem a ser mais jovens, com 58% a possuírem 34 ou menos.

Na Europa, um em cada três profissionais tem 56 anos ou mais (35%). Já em Portugal esse número era de apenas um em cada 20 (3%). O País é um dos na Europa com a maior proporção de jovens profissionais (até 35 anos), com 31%. Só é ultrapassado pelo Reino Unido (35%), Rússia (48%) e Polónia (51%).

 

Já quanto ao género, dois terços dos médicos veterinários são mulheres. A enfermagem é composta quase exclusivamente mulheres. Nas faixas etárias mais elevadas (mais de 50), os profissionais são na maioria homens. Já nos mais jovens são as mulheres. A República Checa conta com 62% de homens veterinários. Já Itália, França, Espanha, Europa do Leste e América Latina (exceto Brasil) apresenta um maior equilíbrio por género. A maior proporção de mulheres na profissão é no Canada e nos EUA (quase nove em cada dez). Em Portugal, os profissionais são 78% mulheres.

 

Nos gestores dos CAMV existe um maior equilíbrio, com 48% a serem mulheres. República Checa (34%), Espanha (39%) e França (41%) são os que contam com menos mulheres em cargos de gestão e detenção dos CAMV. Já nos EUA, Canadá e Suécia essa taxa ronda os 70%.

 

A maioria dos profissionais foca-se em pequenos animais de companhia. Em Portugal, 100% em cães, 98% em gatos, 36% em pequenos roedores; 2% em equinos e 7% em animais de produção.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?