Nos últimos cinco anos, Portugal enviou para o estrangeiro mais de 13 mil animais (13 375) de companhia para serem adotados. No ano passado foram 4 964, avança o Jornal de Notícias e divulga o Observador .
A maioria dos animais de companhia enviados são cães, mas também há gatos (cerca de 8% do total) entre os animais enviados para outros países europeus.
Entre os países que mais recebem animais portugueses, a Alemanha está no topo da lista, seguindo-se o Reino Unido, os Países Baixos, a Suíça e a Dinamarca. Esta lista tem como base uma resposta do Ministério da Agricultura ao PAN, que pretendia esclarecer a situação dos animais de companhia que saem de Portugal.
O presidente da Associação Nacional de Médicos Veterinários Municipais, Ricardo Lobo, citado pelo Jornal de Notícias, revela que há escassez de animais para adoção nos países de destino.
“Alemanha e Holanda são países que há muito tempo colocaram em marcha planos de esterilização e têm regras muito apertadas na detenção, responsabilização e educação das pessoas. São países que têm o problema dos animais errantes resolvido, ao ponto de deixarem de representar uma preocupação de saúde pública”, explicou.