Quantcast
Animais de Companhia

Portugal enviou, em cinco anos, mais de 13 mil animais para adoção no estrangeiro

Portugal enviou, em cinco anos, mais de 13 mil animais para adoção no estrangeiro

Nos últimos cinco anos, Portugal enviou para o estrangeiro mais de 13 mil animais (13 375) de companhia para serem adotados. No ano passado foram 4 964, avança o Jornal de Notícias  e divulga o Observador .

A maioria dos animais de companhia enviados são cães, mas também há gatos (cerca de 8% do total) entre os animais enviados para outros países europeus.

 

Entre os países que mais recebem animais portugueses, a Alemanha está no topo da lista, seguindo-se o Reino Unido, os Países Baixos, a Suíça e a Dinamarca. Esta lista tem como base uma resposta do Ministério da Agricultura ao PAN, que pretendia esclarecer a situação dos animais de companhia que saem de Portugal.

O presidente da Associação Nacional de Médicos Veterinários Municipais, Ricardo Lobo, citado pelo Jornal de Notícias, revela que há escassez de animais para adoção nos países de destino.

 

“Alemanha e Holanda são países que há muito tempo colocaram em marcha planos de esterilização e têm regras muito apertadas na detenção, responsabilização e educação das pessoas. São países que têm o problema dos animais errantes resolvido, ao ponto de deixarem de representar uma preocupação de saúde pública”, explicou.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?