O vice-presidente da Assembleia da República, António Filipe, vai receber em audiência marcada para esta terça-feira, 29 de junho, às 10h, uma petição-pública que conta com 16.371 assinaturas, para a criação de um hospital veterinário público, revelam os responsáveis pela petição, em comunicado.
Recorde-se que a primeira signatária e autora da petição para a criação de um hospital veterinário público, Maria Cruz, lançou a recolha de assinaturas para tornar possível a prestação de cuidados de saúde essenciais aos animais de companhia e evitar mais abandonos e maus-tratos.
“Se é verdade que existe uma lei que define os direitos dos animais, também é verdade que, ao não existir um serviço público para prestar cuidados de saúde a animais de companhia, esses direitos não estão a ser salvaguardados pelo Estado. Falamos de encargos avultados para os tutores e, consequentemente o aumento do risco de maus-tratos e abandono por insuficiência económica dos agregados familiares para custear os tratamentos”, explicou a autora.
Recorde-se que, em maio, a signatária lembrou que o Hospital de Medicina Veterinária, o único hospital público, onde se podia prestar auxílio aos animais, “converteu-se num verdadeiro hospital particular”.
Pode consultar a petição aqui.