Quantcast
Animais de Companhia

Parvovírus leva à morte de alguns gatos em Pombal

Uma patologia grave, provocada por um parvovírus, foi detetada pelo Serviço de Veterinária do Município de Pombal.

Uma patologia grave, provocada por um parvovírus, altamente contagiosa e caracterizada por uma elevada mortalidade, foi detetada pelo Serviço de Veterinária do Município de Pombal. A ocorrência aconteceu na sequência do surgimento de alguns gatos mortos na cidade de Pombal, informa o Público.

“Foram retirados dois cadáveres de felinos de telhados e um terceiro com o auxílio dos Bombeiros Voluntários de Pombal. Adicionalmente, foi retirado um outro felino, ainda com vida, prostrado com dificuldades respiratória e ataxia [falta de coordenação motora]”, informa a câmara do distrito de Leiria.

 

Ao examinarem o felino, os médicos veterinários detetaram “Panleucopénia felina [diminuição do número de glóbulos brancos no organismo]”, refere a médica veterinária municipal, Dina Loureiro. Os moradores são aconselhados a não deixarem os animais sair de casa, para evitar a propagação.

Desde o conhecimento da situação, o Serviço de Veterinária do Município de Pombal tem estado a colaborar com as autoridades na respetiva investigação. Aliado a isso, foram deixadas gaiolas junto dos moradores da área onde foram encontrados os gatos para que pudessem recolher alguns gatos que “pudessem, eventualmente, deambular por ali e não tenham detentor”.

 

Recorde-se que existem vacinas, mas não há nenhum tratamento especifico para a panleucopenia felina.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?