Quantcast
OMV

OMV promove campanha ‘Uma só Saúde, uma Profissão’

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) anunciou a campanha “Uma Só Saúde, uma Profissão”, para assinalar o Dia Mundial do Animal e o Dia do Médico Veterinário, que se celebram a 4 de outubro.

Segundo explica a OMV em comunicado, a campanha tem como objetivo “chamar a atenção da sociedade para a atuação do médico veterinário em questões ligadas à saúde pública, mostrando que a medicina veterinária vai muito além da causa animal”.

Proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a abordagem Uma Só Saúde reúne a saúde dos três pilares numa única área, dada a interligação que existe entre a saúde humana, dos animais e do meio ambiente.

“Há necessidade de maior interação neste campo. A saúde é indissociável entre a saúde humana, ambiental e animal, e a profissão de médico veterinário extrapola o campo da saúde animal, pelo que deve ser considerado como um profissional de saúde completo, que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo”, comentou o bastonário da OMV, Jorge Cid.

O médico veterinário atua em áreas diversas como a qualidade dos alimentos, solos, água, saúde pública, genética e no controlo de doenças que circulam nos animais e atingem as pessoas – as zoonoses.

A abordagem de Uma Só Saúde implica uma atuação multidisciplinar, fundamental perante as ameaças à saúde humana, nomeadamente as doenças infeciosas emergentes, resistência aos antimicrobianos (coloquialmente designados por antibióticos), mudanças climáticas, poluição ambiental e outros problemas que envolvem a saúde.

A OMV destaca assim o papel do médico veterinário na prevenção, controlo ou erradicação de doenças, por forma a garantir a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população.

“Esperar por uma saúde humana sem simultaneamente lutar por uma saúde animal é perder tempo e recursos. O combate mundial aos problemas de saúde começa no tratamento do indivíduo doente, em cada exploração de pecuária e em cada país, e o médico veterinário destaca-se como o profissional amplamente qualificado para implementar e coordenar ações para a saúde de todos, com impacto positivo para a sociedade”, reiterou o bastonário.

A campanha “Uma Só Saúde, Uma Profissão” vai ser transmitida em canais de televisão e plataformas sociais.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?