Quantcast
Animais de Produção

OMS e OIE apelam a redução urgente do uso de antibióticos nos sistemas alimentares

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) e o Global Leaders Group on Antimicrobial Resistance da Organização Mundial de Saúde (OMS) apelaram a todos os países que reduzem consideravelmente os níveis de antibióticos utilizados nos sistemas alimentares mundiais, avança o Portal Veterinaria.

O apelo surge antes da Cimeira dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas, que decorrerá em Nova Iorque, a 23 de setembro de 2021, onde os países vão explorar as suas opções para transformar os sistemas alimentares globais.

Um dos principais apelos é relativo à redução da utilização dos medicamentos mais importantes para o tratamento de doenças em seres humanos, animais e plantas.

O grupo da OMS apelou ainda para que se:

  1. Acabe com o uso de antibióticos cruciais para a medicina humana na promoção do crescimento animal;
  2. Limite a quantidade de antimicrobianos administrados para prevenir infeções em animais e plantas saudáveis e garantir que toda a utilização seja feita sob supervisão regulamentar;
  3. Elimine ou reduza significativamente a venda livre de antimicrobianos importantes para fins médicos ou veterinários;
  4. Reduza a necessidade global de antibióticos, melhorando os programas de prevenção e controlo de infeções, higiene, biossegurança e vacinação na agricultura e na aquicultura;
  5. Garanta o acesso a antimicrobianos de qualidade a preços acessíveis para a saúde animal e humana e que se promova a inovação de alternativas sustentáveis e baseadas em evidências aos antibióticos.

“Não podemos fazer frente ao aumento dos níveis de resistência antimicrobiana sem usar estes fármacos de forma mais moderada em todos os setores”, disse a copresidente do grupo da OMS e primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley. “O mundo está numa corrida contra a resistência antimicrobiana, e é uma corrida que não podemos perder.”

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?