- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

O que mais preocupou os médicos veterinários em 2021?

Há umas semanas partilhámos os primeiros resultados do Barómetro VETERINÁRIA ATUAL 2022 [1], que assinalavam com expressividade o descontentamento salarial e a pressão sentida no exercício das funções laborais. Agora, destacamos as áreas que mais preocuparam a classe durante o ano 2021 e aquelas que consideram ser mais urgentes e que merecem maior atenção.

De entre as opções assinaladas, 82 profissionais de medicina veterinária referiram que aquilo que mais os preocupou no ano 2021 foram as “Condições salariais e a progressão na carreira”. Ainda no pódio, em segundo lugar, seguiu-se a saúde mental/burnout com 78 votos e a “Eficiência e desempenho das funções” com 63 votos, em terceiro.
A VETERINÁRIA ATUAL quis aferir também as áreas mais urgentes e que merecem maior atenção por parte da classe. Neste campo, destaca-se com uma margem significativa a “Promoção do papel do médico veterinário”, com 111 votos, seguindo-se a “Especialização do papel do médico veterinário” com 73 e a abordagem “One Health”, com a votação de 66 profissionais. A “Revisão do Código Deontológico Médico-Veterinário”, as “Abordagens alternativas à medicina veterinária convencional” e a “Telemedicina veterinária” foram as considerados temas menos urgentes por parte dos inquiridos.
No campo das áreas que despertam maior interesse por parte da classe, destacam-se novamente a “Especialização do papel do médico veterinário”, com 88 votos, a “Promoção do papel do médico veterinário”, com 85, e o “Bem-estar animal”, com 62. No lado oposto do Gráfico 3, os tópicos menos caros para os profissionais foram a “Telemedicina veterinária” – 18, o “Licenciamento radiológico” – 13 e a “Prescrição Eletrónica Médico-Veterinária (PEMV)13.

Aceda aos gráficos aqui [2], onde poderá ter acesso aos restantes resultados.