Quantcast
Eventos

O impacto da pandemia de covid-19 na medicina veterinária em debate

A World Veterinary Association (WVA) publicou, recentemente, as sessões do seminário online dedicado ao impacto da pandemia de covid-19 na profissão veterinária, que decorreu a 29 de outubro.

O seminário contou com apresentações de alguns profissionais do setor, que apresentaram os primeiros resultados de algumas investigações e discutiram o impacto da pandemia de SARS-CoV2 em vários serviços veterinários de todo o mundo. Seguiu-se um painel de discussão que abordou as questões levantadas pelos participantes durante o evento.

O primeiro orador, Luis Pedro Carmo, do Instituto de Saúde Pública da Universidade Berna, na Suíça, falou sobre o papel do setor veterinário na resposta às pandemias. Durante a sua apresentação, partilhou os resultados preliminares de uma pesquisa que está a realizar sobre o tema e tentou identifica formas de fortalecer a colaboração com o setor público da saúde.

Seguiu-se Ntombi Mudenda, presidente da Associação Veterinária da Zâmbia, que apresentou o impacto da covid-19 na profissão veterinária em África, com dados dos principais profissionais de toda a União Africana. Mudenda destacou a importância da iniciativa privada, dos serviços públicos, da educação veterinária e do acesso a produtos farmacêuticos, entre outras questões para o combate à pandemia.

Por sua vez, o Diretor Geral Adjunto da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Matthew Stone, abordou o impacto da covid-19 nos serviços veterinários em todo o mundo e como a OIE tem conseguido apoiar os seus membros durante a crise mundial. O responsável investigou as emergências de saúde e como é possível estarem preparados para elas, garantindo a continuidade dos negócios e garantindo a resiliência dos serviços veterinários.

Já Merel Knoops, estudante do quinto ano de medicina veterinária, analisou o efeito da pandemia de covid-19 na comunidade global de estudantes de medicina veterinária e apresentou os resultados preliminares de uma investigação que descreve os problemas experienciados por estudantes de medicina veterinária em várias regiões do mundo. Entre as questões que surgirão estão o impacto da pandemia na saúde mental e na exclusão digital, e ainda qual é a previsão sobre o futuro da educação veterinária.

As palestras foram seguidas de um painel de debate que reuniu os seguintes oradores: Scott Weese, diretor do Centro de Saúde Pública e Zoonoses da Universidade de Guelph; Doug Kratt, presidente da Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA); Nancy De Briyne, diretora ecxecutiva adjunta da Federação de Veterinários da Europa (FVE).

Os oradores abordaram uma série de tópicos, incluindo a necessidade dos serviços veterinários, a função dos médicos veterinários no contexto da One Health e a ajuda prestada às comunidades para achatar a curva.

O seminário terminou com as observações da presidente da World Veterinary Association, Patricia Turner, que destacou a importância de usar a pandemia para manter os governos e a população em geral conscientes do papel crítico e da capacidade da profissão veterinária para enfrentar desafios globais de saúde e bem-estar

Pode assistir ao seminário completo aqui:

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?