- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Novo foco de gripe aviária detetado em Portugal

Um novo foco de infeção por vírus da Gripe Aviária (GA) foi detetado em Portugal. De acordo com a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV [1]), o foco foi detetado numa exploração de detenção caseira com galinhas perus e patos, na freguesia de S. Marcos de Ataboeira, concelho de Castro Verde, distrito de Beja. Recorde-se que o País estava livre da doença [2] desde junho, após um surto no início do ano.

Em comunicado [3], a DGAV explica que implementou medidas de controlo do foco como a inspeção ao local onde foi detetada a doença e a eliminação dos animais afetados, assim como a inspeção e notificação das explorações que detêm aves existentes nas zonas de proteção num raio de 3 km em redor do foco e de vigilância num raio de 10 km em redor do foco.

 

Perante a evidência de contínua circulação do vírus da GAAP, a DGAV apela a todos os detentores de aves que cumpram com rigor as medidas de biossegurança e das boas práticas de produção avícola, que permitam evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens.

“Devem ser reforçados os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, bem como o rigoroso controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves”, nota ainda.

 

O organismo apela ainda à notificação de qualquer suspeita de forma imediata.