- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Ministros da saúde do G20 reafirmam importância da abordagem ‘One Health’

Os ministros da saúde dos países do G20 [1] (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Japão, Índia, Indonésia, Itália, México, Rússia, África do Sul, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos da América e União Europeia + Espanha como convidada permanente) reafirmaram a urgência na necessidade de abordar a saúde global através da abordagem One Health [2].

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) informa, em notícia do seu site [3], que a posição surgiu da reunião entre os ministros, que ocorreu em Roma entre os dias 5 e 6 de setembro e que teve como objetivo discutir maneiras de como melhorar a cooperação multilateral de forma a melhor prevenir, detetar e responder aos riscos e emergências globais de saúde.

 

Os responsáveis pela saúde apelaram ainda para uma ação colaborativa multissetorial para aumentar a vigilância e fortalecer a prevenção, a preparação e a resposta a ameaças de saúde. Também manifestaram o seu apoio ao desenvolvimento de uma estratégia conjunta sobre One Health por parte da Organização Mundial da Saúde, da Organização Mundial da Saúde Animal, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Outra das temáticas abordadas no encontro foi a resistência antimicrobiana, com apelos para um uso prudente em animais, humanos e plantas.