Médicos Veterinários

Mindfulness: saiba porque é que há cada vez mais veterinários a aderir

Mindfulness: saiba porque é que há cada vez mais veterinários a aderir

O Mindfulness “tem um impacto positivo tanto no serviço prestado [pelos veterinários] nas clínicas veterinárias como na vida pessoal do profissional”. Quem o diz é a médica veterinária Angie Barca, veterinária na clínica Best Friends Veterinary Group, do Reino Unido, que está a incentivar os médicos veterinários a praticarem Mindfulness para combaterem situações de stress e de burnout.

A sociedade científica espanhola Spanish Association of Mindfulness and Compassion (AEMind), que reúne diversos tipos de profissionais de saúde, define esta técnica como “uma ferramenta de meditação que, através da consciência plena, melhora tanto a saúde física como o desenvolvimento emocional das pessoas que a praticam”.

A médica veterinária Angie Barca, que está já a promover workshops de meditação na sua clínica veterinária e noutras clínicas do Reino Unido, confessa que a técnica “ajudou-me a superar muitos problemas pessoais, um benefício que, segundo ela, pode estender-se ao âmbito laboral dos profissionais de medicina veterinária.

Os profissionais de medicina veterinária são, de acordo com vários estudos, dos profissionais que mais sofrem com stress e burnout. Atualmente, um em cad a três trabalhadores portugueses está em risco de burnout, uma percentagem que aumenta nos profissionais de saúde.