Animais de Companhia

Médicos veterinários recebem agradecimento de seis milhões de dólares sob a forma de… anúncio na Super Bowl

Este domingo, dia 2 de fevereiro, a Super Bowl terá um anúncio para angariar dinheiro para o departamento de veterinária da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que ajudou a salvar a vida de um cão.

David MacNeil é o tutor de um golden retriever de sete anos que se chama Scout e que foi diagnosticado com um angiossarcoma (tumor no coração) em julho do ano passado, depois de ter desmaiado e ter sido levado para o hospital. Este tipo de cancro afeta as paredes dos vasos sanguíneos e é comum em golden retrievers. Scout tinha poucas hipóteses de sobreviver, a previsão era de apenas um mês de vida e os médicos sugeriram, inclusivamente, a eutanásia.

Esta seria a quarta vez que David ia perder um animal de estimação devido a um cancro. Mas desistir não era opção e o hospital veterinário universitário conseguiu mesmo salvar o golden retriever.

“Eu fiquei, assim, não, não vou eutanasiar o cão, porque eu entrei e ele estava lá, a abanar a cauda”, contou David. No dia seguinte, às 6h da manhã, levou Scout até a universidade, onde foram “muito bem tratados”, recorda.

Scout é quase que o paciente perfeito, porque tolerou muito bem vários tipos de tratamento e o tumor primário respondeu muito bem ao tratamento e conseguimos manter sua qualidade de vida num nível muito alto”, disse David Vail, professor de oncologia na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Wisconsin.

O índice de sobrevivência a este tipo de cancro, depois de 12 meses do diagnóstico, é de apenas 1%. Contudo, em outubro, o tumor no coração de Scout tinha praticamente desaparecido. Hoje, este golden retriever continua vivo e a combater pequenos tumores nos pulmões, tendo celebrado o seu sétimo aniversário a 14 de janeiro.

Como agradecimento, David decidiu comprar o anúncio do intervalo do Super Bowl, um anúncio de seis milhões de dólares, para agradecer aos veterinários que salvaram seu cão. O objetivo do vídeo, com cerca de 30 segundos, é mostrar a jornada de tratamento de Scout e incentivar as doações de dinheiro para o departamento de veterinária da universidade que o tratou. Scout também apareceu num vídeo de publicidade da empresa WeatherTech, da qual David é CEO.