Quantcast
Animais de Companhia

Máquinas de lavar usadas transformadas em abrigos para gatos

O município de Valongo está a reaproveitar máquinas usadas de lavar ou secar para as transformar em abrigos para os gatos das colónias de rua do concelho. As máquinas são pintadas e decoradas para oferecerem mais conforto aos animais, sendo também esta uma forma a dar uma nova vida a eletrodomésticos avariados ou sem uso. A primeira foi instalada há cerca de duas semanas.

No ano passado, o município de Valongo iniciou a esterilização de colónias de gatos de rua, tendo esterilizado, vacinado e identificado por microchip mais de 100 gatos e gatas em 12 colónias. “Sentimos agora a necessidade de lhes providenciar uma ‘casa'”, afirmou Fernando Rodrigues, o médico veterinário municipal, em declarações à TimeOut.

“Este projeto veio nesse sentido, pois as máquinas de lavar ou secar velhas são um desperdício doméstico que pode ser reaproveitado e de forma gratuita”, sublinhou.

De acordo com o médico veterinário, os gatos de colónia já têm cuidadores que os alimentam e agora “passarão a ter também um teto, caso se desejem abrigar”. Para já, vão começar por colocar duas ou três máquinas por colónia, pelo que serão necessárias, “só para este ano, de cerca de 50 máquinas”, explicou.

Quem quiser doar máquinas de lavar ou secar (nestas últimas, o tambor é maior), pode contactar através do telefone 22 422 3039, ou pelo e-mail gmvm@cm-valongo.pt.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?