- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Iniciativa britânica vai providenciar treino de saúde mental para veterinários em áreas rurais

A Royal College of Veterinary Surgeons (RCVS [1]), através da sua iniciativa Mind Matters Initiative [2] (MMI), vai providenciar um programa de treino online gratuito para médicos veterinários em áreas rurais e isoladas no Reino Unido, assim como aos médicos veterinários que trabalham na prática ambulatória.

De acordo com o divulgado pela BSAVA [3], o programa de treino foi lançado em reconhecimento de alguns dos desafios que os médicos veterinários ambulatórios e em meio rural enfrentam, particularmente o isolamento e a solidão. A iniciativa pretende criar uma rede de Mental Health First Aiders nas áreas rurais, enquanto reforça o conhecimento de problemas de saúde mental comuns, ajuda os indivíduos a identificar sinais e promove o autocuidado.

 

“Os cirurgiões veterinários que trabalham nos serviços rurais e ambulatórios são muitas vezes membros integrais das suas comunidades locais com uma profunda ligação com os agricultores, os tutores de animais e a comunidade rural em geral. No entanto, como a investigação financiada pelo MMI conduzida pelo Scotland’s Rural College com médicos veterinários demonstrou, o trabalho veterinário nessas áreas pode muitas vezes ser muito desafiante, agravado por trabalhar isoladamente ou ter um contacto relativamente limitado com colegas profissionais”, afirma a diretora da Mind Matters Initiative, Angharad Belcher.

“Uma intervenção precoce eficaz em casos de doença mental e angústia pode ter impactos significativos, pelo que este curso irá armar os participantes com o conhecimento relevante de como identificar problemas de saúde mental e permitir-lhes encaminhar pessoas para as fontes de ajuda mais eficazes e relevantes.”