- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

HealthforAnimals recomenda cinco ações veterinárias para melhorar saúde pública global

A organização HealthforAnimals [1] apelou a que os líderes mundiais adotassem uma abordagem One Health [2] em que os animais sejam reconhecidos como uma linha de defesa essencial, numa carta aberta [3]. Nesse sentido, a organização recomenda cinco ações para melhorar a saúde pública global, nota o Portalveterinaria [4]. As ações são as seguintes:

  1. Vigilância – A organização nota que “a deteção precoce e frequente das zoonoses proporciona uma oportunidade crucial para tratar ou isolar a infeção em animais antes de um surto”.
  2. Intercâmbio de dados – Garantir que a informação é rapidamente partilhada acelera a resposta adequada para minimizar o risco. “A criação de uma plataforma internacional e integrada para a troca de alertas e atualizações entre os setores público e privado pode preparar todas as partes interessada”, defende a HealthforAnimals.
  3. Acesso a medicamentos – O desenvolvimento de políticas e mecanismos de financiamento podem reforçar o acesso aos medicamentos nos países em desenvolvimento. “No entanto, as barreiras regulamentares e a falta de infraestruturas são obstáculos significativos”, apontam.
  4. Investimento na prevenção – A HealthforAnimals apela a um maior investimento em países onde as zoonoses representam a maior ameaça.
  5. A voz da saúde animal – “Os peritos veterinários e ambientais são consultados tardiamente ou não são consultados. Esta é uma oportunidade perdida”, considera.

A HealthforAnimals conclui a carta aberta, afirmando que “a política de saúde e a governação na sequência da pandemia da covid-19 precisam de ser remodeladas em torno de um novo reconhecimento de que a saúde animal melhora a saúde de todos”.