- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

FAO, OIE, OMS e UNEP unem-se para operacionalizar estratégia “One Health”

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO [1], na sigla em inglês), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE [2], na sigla em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS [3]) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP [4], na sigla em inglês) emitiram um comunicado conjunto em que apoiam a nova definição operacional de One Health do painel de consultores One Health High Level Expert Panel (OHHLEP [5]).

A OIE, no seu site [6], esclarece esta abordagem: “A One Health é uma abordagem integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde das pessoas, animais e ecossistemas. Reconhece que a saúde humana, os animais de companhia e selvagens, as plantas e o ambiente mais vasto (incluindo os ecossistemas) estão intimamente ligados e interdependentes. A abordagem mobiliza vários setores, disciplinas e comunidades em diferentes níveis da sociedade para trabalharem em conjunto para fomentar o bem-estar e enfrentar as ameaças à saúde e aos ecossistemas, ao mesmo tempo que aborda a necessidade coletiva de água potável, energia e ar, alimentos seguros e nutritivos, a tomar medidas contra as alterações climáticas e a contribuir para o desenvolvimento sustentável.”

 

A importância de estabelecer uma definição comum foi primeiro levantada pelo OHHLEP, e mais tarde acordada pelos quatro parceiros, de forma a desenvolver uma linguagem comum e compreensão em torno da One Health [7].

As quatro entidades estão a trabalhar em conjunto para convencionar a One Health, de forma a estarem mais bem preparadas para prevenir, prever, detetar e responder a ameaças à saúde global e promover o desenvolvimento sustentável. Para tal, está em desenvolvimento um Global Plan of Action for One Health, de forma a operacionalizar este tipo de abordagem, apoiar os países a estabelecer e alcançar objetivos nacionais, mobilizar investimento, entre outros.